A trajetória de Marcos Bellizia, diretor da SRB, Sociedade Rural Brasileira, sempre foi marcada pela importância da educação internacional, do voluntariado, desenvolvimento pessoal, crescimento profissional, contribuição para o desenvolvimento sustentável e liderança global do Brasil, além da disciplina adquirida nas piscinas nos seus tempos de atleta de Polo Aquático.
Ele conta que sua vivência foi fundamental para começar sua carreira como empreendedor. “Dentro de uma propriedade que meu pai tinha acabado de comprar tinha uma fonte de água mineral e Nelson Schincariol, dono da Schincariol, hoje já falecido, ofereceu um alto valor para explorar o negócio. Aquela proposta chamou minha atenção e do meu irmão que estava finalizando a Fundação Getúlio Vargas. Na época eu estava no CPOR do exército e tinha acabado de disputar o Panamericano de polo aquático. Assim começamos a explorar a fonte em escala comercial”, diz Bellizia.
Segundo Marcos, foram dois anos de muita persistência e resiliência, palavras que ninguém conhecia e hoje amplamente faladas, até assinar um contrato com a antiga Brahma. “O negócio cresceu e o aprendizado me ajudou no futuro para trabalhar com a Ambev e Nestlé Waters. Foram mais de 10 anos de trabalho com a fonte de água mineral Santa Eliza e após uma boa oferta de arrendamento saímos do negócio. Meu irmão investiu em uma fazenda no norte do país e eu fui fazer MBA na Boston University e no Japão, pois meu sonho de vida era estudar em uma universidade fora do Brasil”, completa.
Marcos Bellizia lembra que começou a receber convites para consultorias de reestruturação de empresas no segmento de bebidas e alimentos após seu trabalho como diretor da Bel Fromagerie. Antes trabalhou na Ambev, Nestlé Waters e ConaAgra Foods. Trabalho atrai trabalho. E do setor de alimentos passou por frigoríficos, empresas de tecnologia, varejo e até consultoria para Alvarez & Marsal, empresa americana.
“Mas a minha especialidade sempre foi consultoria em aumento de vendas, eficácia operacional e corte de custos. Uma empresa precisa ter a filosofia de trabalhar como se você fosse o dono dela, cuidar do custo como se fosse o custo da sua casa e focar em aumentar sempre as alianças estratégicas para aumentar sempre os seus negócios. Acredito que fazer parte do Conselho da Boston University, ter participado de diversos grupos de MBAs, tanto no Brasil quanto na Europa e Estados Unidos, ampliaram o meu network global. Hoje em dia, credibilidade e lealdade são mais importantes do que eram no passado, pois as pessoas honravam mais o que acordavam. É importante saber com quem estamos falando não só no Brasil como internacionalmente. Capacidade técnica você pode até aprender nas melhores universidades do mundo, mas é necessário saber ligar as pontas, concluir a execução e entregar o resultado. Trabalhamos com poucos clientes de cada vez para entregar o melhor resultado”, finaliza Marcos Bellizia.