Uma das expressões mais ditas e ouvidas no Instagram é “link na bio”. Só que a rede social só liberava um link, e muitos criadores de conteúdo e empresas acabavam recorrendo a serviços externos para direcionar seu público a diferentes páginas. Isso vai mudar: agora, a rede social vai permitir até cinco links.
A mudança foi anunciada nesta terça-feira (18) por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em seu canal de transmissão no app. Segundo o executivo, este provavelmente foi um dos recursos mais pedidos na história do aplicativo.
Com a nova ferramenta, basta ir até seu perfil do Instagram, abrir a opção de editá-lo e tocar no item “Links” do menu. Ali, você consegue adicionar nome e URL para cada um dos links desejados e reordená-los de acordo com sua preferência.
No perfil, o primeiro link aparecerá destacado, acompanhado de “X more”. Em português, a tradução não está muito boa, e aparece “X outra(s) pessoa(s)”, provavelmente reutilizando o texto dos likes.
Ao tocar nessa área, aparece uma lista de links na parte de baixo da interface, de um jeito bem bonitinho e organizado.
Linktree cresceu na lacuna deixada pelo Instagram
Como o Instagram tinha limite de apenas um link, a solução era usar um serviço externo, como o Linktree. A plataforma permite criar uma página com diversos títulos e endereços. Aí, era só colocar este link na bio e centralizar lá todas as conexões.
As páginas do Linktree, inclusive, parecem servir de inspiração para o que o próprio Instagram fez agora.
A ferramenta fez tanto sucesso que a empresa captou US$ 45 milhões em investimentos em 2021.
E a empresa tem formas de ganhar dinheiro: o plano básico é grátis, mas há pacotes que custam até R$ 85 por mês, com agendamento de links, formulários de contato, conexões com programas de afiliados, análise de tráfego e muito mais.
Agora, com o Instagram liberando mais links, resta saber se o Linktree vai continuar fazendo sucesso.