No ar desde o dia 6 de janeiro de 2023, o site de Alê York, brasileira radicada em Nova York, ganha agora o “Mural do Pensamento”. Trata-se de um espaço livre, sem nenhum tipo de julgamento, aberto a todas as pessoas com idade acima dos 18 anos. O espaço permite expressar qualquer sentimento, sem regras, desde um simples desabafo em um momento triste, momento de raiva ou de ansiedade, a momentos felizes para agradecer o período que está vivendo. Os pensamentos podem ser na forma escrita, por fotos, vídeos ou áudios.
“Foi uma maneira que eu encontrei para que as pessoas pudessem desabafar em momentos solitários, sem alguém disponível para conversar ou mesmo em situações que a terapia foi cancelada e a pessoa precisa de um suporte imediato. O mural do pensamento fica disponível para todas as pessoas 24 horas por dia de forma on-line”, diz Alê.
Ela conta que o mural do pensamento tem o objetivo de promover o bem-estar emocional e a autoconsciência. Expressar sentimentos permite reconhecer e processar emoções, impactando de forma positiva em seu bem-estar emocional geral. Sentimentos reprimidos podem se intensificar levando ao estresse, ansiedade e até problemas físicos de saúde. Ao falar ou escrever sobre seus sentimentos, as pessoas acabam criando válvulas de escape desenvolvendo suas próprias reflexões.
Segundo a brasileira, compartilhar sentimentos, seja por meio de uma conversa ou de forma escrita, ajuda a desenvolver uma compreensão mais profunda e se conhecer intimamente. É uma forma de explorar e identificar suas emoções, seus gatilhos e suas causas. Essa autoconsciência pode levar ao crescimento pessoal, aumento da autoestima e melhor tomada de decisões.
“É normal associar a tristeza, o medo e a angústia a coisas negativas, porém, todas as nossas emoções, mesmo as indesejadas, têm um significado. Ninguém é feliz o tempo todo, pois a vida é feita de momentos bons e ruins. Seu humor reflete no que você vive no momento e isso pode mudar no seu dia a dia. O mural do pensamento também pode ser usado como um diário, visto que todos os pensamentos ficam salvos no site. Manter um “diário” on-line permite que você documente seus pensamentos, sentimentos e experiências de maneira privada e reflexiva como prática terapêutica e como ferramenta de autodescoberta”, completa a brasileira.
Alê enfatiza que escrever permite mergulhar profundamente em seus pensamentos e emoções. Funciona como um processo catártico para liberar emoções reprimidas, frustrações ou preocupações, proporcionando uma sensação de alívio e liberação emocional. É uma oportunidade para refletir sobre experiências e expressar livremente melhorando as habilidades de comunicação para entender melhor as próprias emoções.
“O mural do pensamento não é um substituto da terapia e sim mais um suporte emocional disponível. Existem várias maneiras de melhorar a saúde mental e cada pessoa precisa encontrar a que mais combina com a sua própria personalidade. Atividades criativas como arte, música, dança ou poesia podem fornecer meios alternativos de expressar sentimentos, assim como fazer exercícios físicos ou atividades como Yoga e meditação podem ajudar a liberar a tensão promovendo o bem-estar emocional”, finaliza Alê York.
O movimento físico e o foco no corpo podem fornecer uma saída para o estresse e várias doenças psicológicas. A escolha de como expressar seus sentimentos é pessoal e pode variar de acordo com o nível de conforto e preferências individuais. É preciso encontrar um método que funcione melhor para cada pessoa chegar ao bem-estar emocional.
Os pensamentos podem ser escritos de forma anônima no mural dos pensamentos caso a pessoa queira manter a identidade preservada. Os menores de idade são automaticamente direcionados para o site de suporte emocional, no Brasil para o centro de valorização da vida e nos Estados Unidos para o 988 Lifeline.
Em seu e-book gratuito, também disponível no site, Alê compartilha dicas preciosas para melhorar a saúde mental. Morando em Nova York desde 2008, compartilha dicas sobre os Estados Unidos com informações de como tirar passaporte, escolher agência de intercâmbio, tirar o visto americano, melhores sites para comprar, lugares interessantes para visitar em Nova York, filmes, indicação de trabalho, além de disponibilizar recursos gratuitos sobre saúde mental nos Estados Unidos.
Site: www.aleyork.com
Link para fazer o download do e-book de Alê York de forma gratuita:
https://www.aleyork.com/#ebook
Para conhecer mais sobre Alê York basta acessar suas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/ale.york
Instagram: https://instagram.com/gratidaocomale
Youtube: https://www.youtube.com/@AleYork