Nesta sexta-feira, 3, oito dias após o lançamento de seu novo álbum, ‘Cracker Island’, a banda Gorillaz voltou ao topo da U.K. Official Albums, a parada dos discos mais vendidos do Reino Unido, após um hiato de 15 anos longe do primeiro lugar.
O feito aconteceu cerca de uma semana após o lançamento do projeto, que foi muito bem recebido pela crítica especializada. No agregador Metacritic, o oitavo álbum de estúdio do grupo virtual de David Albarn, ex-Blur, e do cartunista, Jamie Hewlett, alcançou a média de 80/100, baseado em 23 críticas.
Segundo a Rolling Stone, “é o álbum mais simples e puramente prazeroso do Gorillaz desde a dobradinha de abertura, há 20 anos”, enquanto o AllMusic apontou que “equilibrar o eletro-pop brilhante e colorido com um leve ar de melancolia não é um truque novo para Albarn”, porém, “há uma energia limpa e eficiente que impulsiona a Cracker Island, a qual dá ao álbum uma nova pulsação”.
O último álbum do Gorillaz a chegar ao topo dos mais vendidos do Reino Unido foi o ‘Demon Days’ de 2005, que conta com sucessos como ‘Feel Good Inc.’ e ‘DARE’, apesar de o ‘Plastic Beach’ de 2010 ser um dos mais queridos entre os fãs.
Porém, observando a composição do álbum e a publicidade em torno de ‘Cracker Island’ não é surpresa que tenha estreado em primeiro lugar. Até o momento, o projeto conta com cinco singles, incluindo a faixa título, ‘Cracker Island’ (feat. Thundercat), ‘New Gold’ (feat. Tame Impala e Bootie Brown), ‘Baby Queen’, ‘Skinny Ape’ e a balada, ‘Silent Running’, (feat. Adeleye Omotayo), lançado após o debut do álbum.
Para além dos singles muito bem recebidos, o corpo de trabalho conta com participações de peso, como Stevie Nicks, Bad Bunny e Beck, enquanto a versão deluxe agradou os brasileiros ao trazer uma participação do funkeiro, MC Bin Laden, na faixa ‘Controllah’.
Enquanto isso, ‘Flowers’ de Miley Cyrus segue imbatível no primeiro lugar da parada de singles britânica pela sétima semana consecutiva. O lead-single do ‘Endless Summer Vacation’ é o primeiro de uma artista solo a se manter no topo por tanto tempo, desde que ‘Easy on Me’, de Adele, passou oito semanas não consecutivas na liderança do chart entre 2021 e 2022.