A Itália escolheu na noite deste sábado, 11 de fevereiro, o vencedor do Festival de Sanremo 2023. Marco Mengoni é o bicampeão da competição com Due Vite exatamente dez anos depois de seu primeiro triunfo no Teatro Ariston.
Na ocasião, ele venceu com L’Essenziale. Mengoni também levou o prêmio Giancarlo Bigazzi de Melhor Composição. Colapesce Dimartino e Coma_Cose ficaram com as outras premiações da noite. Foram 45,5% do total de votos, confirmando o absoluto favoritismo do bicampeão. Lazza, com a hitada Cenere, surpreendeu e ficou com o vice-campeonato.
Mr. Rain, com uma apresentação lúdica em Supereroi, foi o terceiro colocado. Ultimo e sua Alba alcançaram o quarto posto. O novo pódio, agora com cinco lugares, teve Tananai no maior plot twist da temporada. Da lanterna em 2022, ele ficou entre os favoritos do ano com Tango.
Marco Mengoni liderou as cinco noites do festival e ainda ganhou a competição de covers com uma interpretação incrível de Let It Be, dos Beatles.
O artista de Ronciglione (Roma) precisa, agora, confirmar sua ida ao Eurovision Song Contest, que acontece em maio. A tradicional coletiva pós competição acontecerá na manhã deste domingo. A organização decidiu adiar a conversa com jornalistas por conta do horário na Itália.