O Google Keep pode receber em breve um recurso muito útil: um novo modo de escrever notas usando canetas stylus — como a S Pen da Samsung. Com esse novo modo, o usuários poderão criar notas adicionando imagens para escrever as anotações e usar outras ferramentas do Keep. O recurso é uma evolução das notas desenhadas que já existem no app.
Hoje, os usuários podem escrever notas à mão (ou com o dedo) com a função de desenho. Porém, essa funcionalidade é bem fraca. Você basicamente escreve e pode selecionar umas grades, como pautas de uma folha de caderno ou pontos e deu.
Com o novo modo de escrita à mão, o negócio fica mais caótico, mas no bom sentido: você pode personalizar mais esse tipo de notas. O recurso aparece na versão web, mas ainda não é possível usá-lo.
Como descobriram o novo modo de escrita à mão do Keep?
A novidade foi encontrada pelo site Assemble Debug escondida nos códigos do app, mas um vídeo da ferramenta em uso foi publicado pelo site Android Authority. Nele podemos ver que esse modo de escrita à mão está bem rico em funcionalidades.
Como mostrado no vídeo, o usuário tem a opção de abrir o modo de escrever à mão clicando diretamente no botão “+”, localizado no canto inferior direito. Hoje você abre o modo desenho ao abrir uma nota normal. Ao usar a escrita à mão, há uma barra de tarefas flutuante na parte inferior do app.
Os usuários poderão adicionar imagens e dimensioná-las. Basicamente será possível usar a nota criada no Keep de diferente maneiras. Por exemplo, anotações de reuniões, mapas mentais e resumos para estudantes ou salvar ideias que surgirem.
Nos últimos meses o Keep vem ganhando mais ferramentas do Google. O app sempre foi bom para notas básicas — e só. Entre as atualizações lançadas pela big tech estão a opção de formatação de texto e opções de escolher fundos de tela para as notas.
Com informações: Android Authority e SamMobile