O agrônomo é o profissional que estuda, planeja e supervisiona a aplicação de princípios e processos básicos da produção agrícola, combinando conhecimentos de biologia, química e física, aos estudos específicos sobre o solo, clima, culturas e rebanhos, envolvendo um campo bem diversificado.
Para exercer essa profissão, é necessário ter um bom trato com os números, ser curioso, gostar de atividades ao ar livre e de tecnologia e, além disso, ter disposição para enfrentar o trabalho inclusive no mau tempo, pois o agrônomo pode atuar em fazendas e cooperativas do setor agrícola e de produtos animais e, mesmo atuando em empresas, indústrias, instituições financeiras que tenham negócios ligados à atividade rural, o trabalho vai exigir o contato diretamente ligado ao campo e muito empenho.
Mas para o João Pedro de Valinhos, ser determinado é um dos pontos principais para alcançar o sucesso. E essa é a história que vamos contar aqui, exemplo de garra e determinação, nem os obstáculos que vieram a aparecer em sua vida fez com que não fosse possível atingir seus objetivos.
João Pedro da Costa Cavalcante, tem 30 anos, natural de Campinas / SP, tem dois irmãos, Rafael Matias e Livia Beatriz, e um sobrinho João Matheus.
João Pedro morou até seus 10 anos de idade com seus pais e irmãos em Campinas, por um mal relacionamento com meus pais, foi morar com meus avos em Valinhos – SP, onde foi acolhido pelos meus avos e tios, e lá cresceu com seus avos que com muita luta conquistaram uma fazenda, e assim criando um negócio próprio para se manter financeiramente.
“Hoje na fazenda temos produção de soja, milho, trigo, algodão, sorgo, café, e ainda de frutas, verduras e legumes, temos parceria com vários supermercados, dentro e fora do estado de São Paulo e hoje somos um dos maiores produtores rurais de Valinhos. Desde os meus 10 anos cresci no meio da fazenda e os negócios da família, então me interessei no ramo, fiz faculdade de Agronomia para trabalhar com a família na fazenda, trabalhei por um muito tempo nas plantações, no cultivo. No decorrer do tempo vi a necessidade de fazer uma outra faculdade pra ajudar o meu avô com as finanças da fazenda, foi onde resolvi me formar em economia, e hoje eu exerço a função na área financeira da fazenda. Sou evangélico, somente eu da família sou cristão, tenho um envolvimento muito grande com a família, e com a ajuda da igreja e minha fé tenho sido sustentado por Deus até aqui. Sou baterista na igreja do Nazareno em Campinas, mas também toco vários instrumentos, nas horas vagas e assim levar Deus aos corações das pessoas através da música, que é algo que eu gosto muito! Em maio 2021 conheci o amor da minha vida, foi algo bem marcante pra mim, estava saindo de uma depressão muito grande, hoje eu continuo ainda em tratamento, a conheci de um jeito bem inusitado, mas ela foi a luz da minha vida, sabe aquela pessoa que dá o ânimo na sua vida que faltava: É ela! hoje estamos com planos de morarmos juntos, nos casar futuramente e vamos morar na cidade dela, que fica em Igrejinha no Rio Grande do Sul.”