Anunciado em maio de 2022, o Microsoft Loop começa a dar as caras — caras estas que são parecidíssimas com as faces do Notion. O Loop, uma plataforma de colaboração que mistura workspace com gestão de tarefas, “Wiki” e suporte para outros programas da Microsoft. E sim, no futuro ele terá integração com IA — a empresa do Bill Gates não está investindo nessa tecnologia à toa.
O Loop pode ser testado gratuitamente. O programa ainda está em uma versão de testes, como é indicado no ícone “prévia”, no canto superior esquerdo dentro do Loop. O seu nome é bem assertivo e combina com o Microsoft 365, antigo Microsoft Office. A proposta do Loop é “circular” por todo ecossistema da companhia, sendo o ponto central de um workspace.
Loop quer ser completo, mas ainda estamos na prévia
Como mostra o vídeo promocional do Loop, a integração do programa com os outros aplicativos do Microsoft 365 tentará evitar que o usuário troque muito de tela. Infelizmente, nos testes que fiz, eu não consegui testar o que achei de mais legal nele: subir arquivos com a “tag” de algum tema.
Tentei criar uma página “Tecnoblog”, esperando que ele fosse reconhecer no OneDrive ou no meu computador a pasta que uso para escrever as notícias. Ele não abriu a tela para o tema. A prévia está bem prévia. E não parece que esse recurso precisa do Copilot
E outra coisa, não teste o modo escuro. Em algumas páginas, o Loop fez os botões sumirem quando eu usei esse modo — e para acessar a Configuração, tive que retornar até uma página que mostrasse o botão de engrenagem.
No mais, ele é idêntico ao Notion — principalmente no visual. Ele permite, por exemplo, criar tabelas, comentários, listas de tarefas, rastreador de progesso e páginas e subpáginas nas laterais. Com o uso do Copilot e integração com o pacote Microsoft 365, ele promete ser bem funcional — mesmo que eu tenha me decepcionado com os primeiros minutos de teste.
Microsoft Copilot ainda em testes fechados
O Microsoft Copilot, IA generativa que funciona como assistente no Microsoft 365, será integrado ao Loop. Porém, a empresa mantém os testes com esse recurso fechado. Demorará um tempo para vê-lo em ação, ainda mais com o Loop em prévia — escrevo isso, mas a Microsoft adiantou várias ferramentas de IA rapidamente.
A empresa está desenvolvendo uma versão “multiplayer” do Copilot. Desse modo, vários membros de um projeto poderão usar o recurso ao mesmo tempo.
Enquanto o Microsoft Copilot não aparece no Loop, o que “consola” é que o Loop está disponível para iOS e Android.
Com informações: The Verge