Marco Mengoni confirmou que voltará ao Eurovision Song Contest após dez anos do sétimo lugar com L’Essenziale. O anúncio aconteceu na coletiva de imprensa realizada no último domingo, 12 de fevereiro, para falar sobre a vitória no Festival de Sanremo.
A ida ao certame europeu, contudo, tem um ponto de interrogação. Provavelmente, Due Vite não será a canção escolhida para a competição em Liverpool, no Reino Unido, no próximo mês de maio.
Mengoni explicou que teria de fazer muitos cortes na canção, que conta originalmente com 3 minutos e 45 segundos. O regulamento do ESC permite músicas de até 3 minutos. Ano passado, Brividi sofreu corte em uma parte do refrão. Grande Amore, do Il Volo, também teve uma parte retirada em 2015.
O italiano explicou que primeiro vai sentar com seus músicos para avaliar a troca ou não da música campeã do evento realizado no Teatro Ariston no último sábado. “Ainda há tempo para decidir”, disse ele. O prazo para bater o martelo e enviar a decisão à União Europeia de Radiofusão (EBU) é 19 de março.
Em 2012, Nina Zilli trocou Per Sempre por L’amore è femmina, por exemplo. No ano passado, Malta também teve sua canção mudada após a seletiva. Emma Muscat substituiu Out of Sight, que havia vencido a seletiva local, por I Am What I Am.