A rede de TV BBC confirmou, na manhã desta sexta-feira (27), a morte da atriz Maggie Smith. Ela, que ficou famosa por interpretar a professora Minerva McGonagall na saga “Harry Potter“, bem como a matriarca Violet Crawney em “Downton Abbey“, tinha 89 anos. A causa da morte não foi revelada.
Duas vezes vencedora do Oscar, entre os quais se inclui um troféu de Melhor Atriz em 1969 por “A Primavera de uma Solteirona”, a atriz conquistou diversas outras indicações ao prêmio. Considerada uma das maiores profissionais de sua geração, ela ganhou fama internacional ao participar da saga “Harry Potter”. Nos oito filmes da franquia, ela interpretou a professora Minerva McGonagall, uma das personagens centrais da trama.
Durante as gravações do longa “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” (2007), a atriz foi diagnosticada com um câncer de mama, mas optou por continuar as filmagens em meio às sessões de quimioterapia. Na maior parte das cenas, ela usa peruca e acessórios que disfarçam a queda de cabelo.
“Eu não fiquei exatamente nervosa, no fundo estava, mas demorei para entender que era algo sério. Anos atrás já tinha sentido um caroço e fui levada para o hospital, mas era benigno, então presumi que esse novo também seria”, comentou a atriz, em conversa com o jornal Telegraph. “Foi difícil quando descobri que não era, mas o tratamento foi tão rápido que nem deu tempo para pensar em nada”.
Nascida em Ilford, no Reino Unido, em 1934, Smith começou a carreira no teatro, atuando em pequenas produções da Oxford Playhouse, na Universidade de Oxford. Não demorou para que chegasse à TV e colecionasse, na estante, oito troféus do Bafta Awards, quatro Emmys e um Tony. Este último se deu na categoria Melhor Atriz Principal em Peça, por “Lettice and Lovage” (1990).
O último trabalho da artista, que também recebeu o título de Dama da Ordem do Império Britânico, também em 1990, foi o filme “O Clube dos Milagres”, lançado em 2023.