Pingou Na Mídia™Pingou Na Mídia™
    Populares

    VÍDEO: Veja o momento em que foguete da SpaceX explode durante teste no Texas

    20 de junho de 2025

    Joel Datena deixa o ‘Brasil Urgente’ e explicação é concedida ao público

    19 de junho de 2025

    Letra de Universidad, o retorno de Tini em parceria com Béele

    19 de junho de 2025
    Pingou Na Mídia™Pingou Na Mídia™
    • Famosos

      Bispo Geldi Batista ex de Isa Reis apresenta sua nova namorada

      3 de março de 2023

      Tati Zaqui: Conheça a trajetória de sua carreira que é um sucesso

      23 de fevereiro de 2023

      A vida amorosa de Juliana Caetano, a cantora mais sexy do forró

      16 de fevereiro de 2023

      Saiba porque os Yanomamis corre risco a sua sobrevivência

      15 de fevereiro de 2023

      Porque os franceses odeiam a série Emily em Paris.

      4 de janeiro de 2022
    • Influenciadores
    • Novidades
      1. Tv e Lazer
      2. Ver tudo

      Letra de Universidad, o retorno de Tini em parceria com Béele

      19 de junho de 2025

      Francisco Cuoco, galã da TV brasileira, morre aos 91 anos

      19 de junho de 2025

      Trump estende pela terceira vez prazo para banir TikTok

      19 de junho de 2025

      ChatGPT limita variedade de ideias e põe inovação em risco, sugere estudo

      18 de junho de 2025

      Francisco Cuoco, galã da TV brasileira, morre aos 91 anos

      19 de junho de 2025

      Bruno Mars surge com skin brasileira no Fortnite e lança “Bonde do Brunão”

      18 de junho de 2025

      Anitta tranquiliza fãs após diagnóstico de infecção bacteriana severa: “Já, já tô de volta”

      17 de junho de 2025

      Alanis Morissette conta que a 1ª camisa de grife que teve foi um presente de Madonna

      16 de junho de 2025
    • Finanças
    • Tecnologia
    Pingou Na Mídia™Pingou Na Mídia™
    Início » Para as gigantes da tecnologia, o entretenimento é essencial

    Para as gigantes da tecnologia, o entretenimento é essencial

    0
    Por RSS on 28 de abril de 2023 Tecnologia
    para-as-gigantes-da-tecnologia,-o-entretenimento-e-essencial
    Facebook WhatsApp Telegram Email

    Em novembro de 2022, a Bloomberg reportou que a Amazon estaria disposta a gastar US$ 1 bilhão para exibir filmes no cinema. O plano seria lançar de 12 a 15 produções por ano na tela grande, número semelhante ao de estúdios tradicionais, como a Paramount.

    Para as gigantes da tecnologia, o entretenimento é essencial (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

    Há pouco mais de um mês, o mesmo veículo noticiou que a Apple tem um plano semelhante, inclusive no valor do investimento. A empresa já tem alguns filmes grandes em produção, como os novos trabalhos de Martin Scorsese e Ridley Scott, diretores com sólida carreira e reputação em Hollywood.

    A presença dessas empresas no cenário do entretenimento não é novidade: Prime Video e Apple TV+ brigam por espaço no mercado de streaming já há alguns anos. Ainda assim, o movimento em direção aos cinemas chama a atenção. Afinal, estamos falando de Big Techs, empresas que nem de longe precisam da receita com conteúdo em vídeo.

    O que pode estaria por trás dessa investida rumo aos cinemas?

    O ouro está nos serviços

    Amazon e Apple são empresas muito diferentes. A primeira se fez no varejo, mas também se dá muito bem no segmento de computação em nuvem; a segunda lança alguns dos dispositivos mais potentes e cobiçados do mercado. Mas ambas têm algo em comum: a forte ênfase em serviços.

    Amazon e Apple oferecem pacotes de serviços e benefícios a um valor fixo mensal: o Prime e o Apple One. E os streamings de ambas, é claro, estão inclusos na assinatura, assim como outras opções de entretenimento, como música e podcasts.

    Uma vez que esse assinante é conquistado, o conteúdo em vídeo se torna um elemento que o mantém no programa. Afinal, você quer assistir à próxima temporada de The Boys e Ted Lasso. Estabelecida uma relação de afeto com essas produções, o usuário pensa duas vezes antes de cancelar.

    Serviços de streaming (Imagem: Nicolas J Leclercq/Unsplash)

    Do ponto de vista de negócios, portanto, o streaming reforça a lógica de um ecossistema que te dá inúmeros incentivos para ficar. Pela mesma razão, faz sentido lançar produções cada vez mais caras, estampando nomes conhecidos em Hollywood: o usuário é atraído pela promessa de entretenimento de qualidade. E, veja só, ainda tem frete grátis e um aplicativo de exercícios.

    Dessa forma, torna-se fundamental fortalecer a sua marca junto ao público que enxerga valor em produções cinematográficas. A estratégia das Big Techs nos cinemas não tem tanto a ver com cinema, e sim com garantir novos assinantes.

    Mas esse é um olhar frio, focado unicamente em negócios. Há outras formas de encarar a questão.

    A tecnologia não é o bastante

    No Tecnocast 285, o crítico de cinema PH Santos destacou outro aspecto importante nessa história de empresas de tecnologia investindo pesado no audiovisual.

    Amazon e Apple são referência em inovação e qualidade no varejo e em gadgets, respectivamente. Essa reputação já está mais do que estabelecida. Mas PH sugere que o entretenimento oferece um caminho ainda mais eficiente para fortalecê-las enquanto marcas.

    O ponto é que a tecnologia, por mais presente que esteja em nossas vidas, perde para filmes, séries, games e outros meios quando se trata do imaginário dos consumidores.

    Do que a pessoa se lembra mais no geral: do primeiro iPhone que ela teve ou da primeira vez que ela assistiu Matrix? Há quanto tempo Matrix acompanha essa pessoa na vida dela? (…) Quantos de nós, se eu falo aqui de Dragon Ball Z, não bate um sentimento ultranostálgico? E se Apple também não está começando a fabricar essa grande percepção de marca aliada ao imaginário dentro da cultura pop?

    A Apple aqui é apenas um exemplo, já que, para as demais Big Techs, o processo descrito por PH seria muito desejável. Deixar de ser visto apenas como um grande conglomerado que fornece tecnologia e adquirir uma dimensão simbólica atrelada aos interesses e afetos do público. Tudo mediado pelo entretenimento.

    Matrix (Netflix / Divulgação)

    Aqui, além do aceno de Amazon e Apple para o cinema, podemos citar o boato de que a Microsoft estaria interessada em comprar a Netflix. E, voltando ao exemplo da Apple, não é de hoje que se comenta sobre a possibilidade da Maçã adquirir outro gigante de mídia: a Disney.

    Empresas de tecnologias querem conquistar usuários com um ecossistema diverso de produtos e serviços, mas parecem estar enxergando que, para isso, precisam ser vistas para além da tecnologia. Precisam atingir os usuários onde o iPhone e o frete grátis não conseguem: no imaginário.

    Afinal, como nos lembra PH Santos:

    Nós estamos assistindo TV, escutando rádio, consumindo música, filmes, séries, programas, talk shows etc. há mais tempo do que usamos smartphones. Nós estamos vivendo a arte e o entretenimento há mais tempo do que a gente se comunica com pessoas à distância. (…) Talvez tenha um valor nisso. E talvez essas empresas vejam valor nisso também.

    AmazonAppleCinemaDisneyMicrosoftNetflixStreaming

    Administração amazon Analise de sistemas Apple Bluetooth Ciência Ciência da computação Cinema Comunicação Dados digitais disney+ educação Engenharia Entretenimento essencial Formação profissional geral Gestão da tecnologia da informação gigantes Indústria Informação Inovação Inovação tecnologia Microsoft Negócios netflix para Processos da gerência de projetos Produção Programador Redação Revolução Serviço Sociedade Startup Streaming Tecnologia Tecnologia da informação Tecnologias da informação e comunicação
    Compartilhar Facebook WhatsApp Telegram Email
    RSS
    RSS

    O conteúdo dessa matéria não é de responsabilidade do portal. Todas as informações postadas são importadas via Feed RSS. O portal de forma automatizada abre o espaço para propagação de notícias aleatórias, não tendo nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo enviado pela API RSS.

    Conteúdo Relacionado

    VÍDEO: Veja o momento em que foguete da SpaceX explode durante teste no Texas

    20 de junho de 2025

    Joel Datena deixa o ‘Brasil Urgente’ e explicação é concedida ao público

    19 de junho de 2025

    Letra de Universidad, o retorno de Tini em parceria com Béele

    19 de junho de 2025
    Adicione um comentário

    Comments are closed.

    Destaque

    BTS anuncia retorno como grupo completo para março de 2026

    18 de junho de 2025

    Karol G resgata ícones das novelas em vídeo inédito para o lançamento de ‘Tropicoqueta’

    17 de junho de 2025

    Cynthia Erivo aposta em sensibilidade e reinvenção em seu novo álbum ‘I Forgive You’

    6 de junho de 2025

    Jennifer Lopez protagoniza novo musical de Bill Condon, ‘Kiss of the Spider Woman’

    5 de junho de 2025
    Top 5

    VÍDEO: Veja o momento em que foguete da SpaceX explode durante teste no Texas

    By RSS

    Francisco Cuoco, galã da TV brasileira, morre aos 91 anos

    By RSS

    VÍDEO: Padrasto é flagrado agredindo enteada de 2 anos: “Foi um surto”

    By RSS

    Bruno Mars surge com skin brasileira no Fortnite e lança “Bonde do Brunão”

    By RSS

    Rio Negro está próximo de alcançar cota de inundação severa em Manaus

    By RSS
    Pingou Na Mídia™
    Facebook
    • Política de Privacidade
    • Termos de Uso
    © 2025 Pingou Na Mídia™

    Digite acima e pressione enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.