As telecomunicações também foram fortemente impactadas pelas fortes chuvas no litoral norte de São Paulo, e várias localidades ficaram sem qualquer conexão à internet ou sinal de celular. A TIM afirma ter restabelecido o serviço na região, e abriu a rede via roaming para outras operadoras.
De acordo com a TIM, “os sites próprios já estão quase todos operantes, somando mais de 400 antenas em toda a região”. Através de roaming, a operadora também permitiu que clientes de outras operadoras também consigam fazer ligações e acessar a internet via roaming.
Litoral de SP ficou sem internet após rompimento de fibra óptica
As enchentes na região derrubaram postes. Além de interromper o fornecimento de energia elétrica, a queda desse tipo de infraestrutura também impactou as redes de fibra óptica: com o rompimento dos cabos, as operadoras ficaram impossibilitadas de fornecer sinal de voz e internet.
Segundo a Anatel, os reparos na fibra óptica estão sendo feitos de forma emergencial. Sem os postes disponíveis, o cabeamento ficou provisoriamente exposto para restabelecer a comunicação com maior agilidade.
Para auxiliar a comunicação, o Ministério das Comunicações enviou 10 antenas de internet via satélite da Telebras para comunicação emergencial para São Sebastião (SP). Com velocidade de download de 20 Mb/s e upload de 2 Mb/s, o equipamento se conecta ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), tem bateria com duração de até 8 horas e compartilha a conexão via Wi-Fi.
Anatel ajuda na busca por vítimas soterradas
A Anatel enviou uma equipe para auxiliar os resgates de vítimas no litoral paulista. Os técnicos utilizam equipamentos para monitorar e localizar sinais emitidos por aparelhos celulares ainda em funcionamento.
É a primeira vez que a Anatel participa de uma ação como essas. A partir da localização dos sinais, a equipe de resgate passa a realizar a busca com maior foco por cães farejadores e escavação manual.